segunda-feira, 20 de setembro de 2010

UM PASSEIO POR PIRI


Nos meados do século XVIII, nasce em Goiás a Cidade Meia Ponte, nome inspirado de uma enchente que levou parte da ponte do Rio das Almas. Mais tarde, Pirenópolis, nome que surge da homenagem aos Pireneus, aparece fazendo alusão à mineração do ouro, comércio e agricultura.
A maior riqueza ainda estava por ser descoberta: a paisagem do cerrado. São tantos os encantos que a sensação aparente é de que estamos diante uma tela repleta dos mais variados tons de verde.
A cidade, outrora escondida nos caminhos de Goiás toma forma e mostra que tem autonomia para gerenciar suas riquezas e explorar o encanto daqueles que a veem de forma singular e superficial. No meio das fazendas e das belas cachoeiras brota, sem nenhuma timidez, o convite para conhecer a história que não se conta em palavras, surgindo dos passos sem pressa dos turistas e da culinária que encanta o paladar dos mais exigentes cheffs.
Pelas ruelas cheias dos mais variados atrativos é quase impossível não esbarrar com um brasiliense à procura de sossego nos braços da hospitalidade de Pirenópolis. E quem pensa que neste “pedaço de Goiás” encontra-se apenas o ecoturismo, engana-se! A diversidade cultural é muito significativa, passando pelo folclore regional das Cavalhadas, Festa do Divino e enveredando pelos festivais de Literatura, Gastronomia, Jazz e o Canto da Primavera.
Em Pirenópolis os encantos afloram de todos os lados, seja das notas destoadas da simples flauta do mambembe até o som das águas que brotam das cachoeiras.
Tudo ali, inspira o encanto de quem traz no olhar a perspectiva da imagem de algo que não se explica...


Um comentário:

monica gomes disse...

Piri realmente é uma cidade maravilhosa,lindas cachoeiras e uma gastronomia deliciosa. Não esqueça que no próximo dia 25/05/11 inicia a cavalhada e com certeza estarei por lá.
OBS: NÃO PARE DE ORAR E CRER.

Abraços,

Mônica