terça-feira, 25 de novembro de 2008

EDUCAR PELA PESQUISA


Pedro Demo, em seu livro, Educar pela pesquisa, busca fundamentar por que a pesquisa é importante para educação. Afirma a esse respeito que "esse modo de ver parte da definição de educação como processo de formação da competência humana, com qualidade formal e política, que encontra no conhecimento inovador a alavanca principal da intervenção ética." Acrescenta ainda que "Educar pela pesquisa tem como condição primeira que o profissional da educação seja pesquisador. [...] Não se busca um profissional da pesquisa , mas um profissional da educação pela pesquisa."
É notória a percepção de que não há mais espaço para uma visão estática da aprendizagem, pois o aluno deixou de assistir passivamente para assumir a real postura de agente. Tal consideração basea-se no movimento contextualizado da reconstrução do conhecimento, sugerido pelo professor-investigador.
O universo do aprendizado gira em torno de mudanças, exigindo novos rumos para uma aprendizagem significativa, na qual infere a idéia de “recriar o currículo”, conforme explora o texto de Janssen Felipe da Silva.
Propõe-se uma visão inovadora da escola, indicando um caminho que possa “aprender a aprender”, sugerindo ao docente suporte para desenvolver um trabalho que encaminhe o aluno para a construção da cidadania e por consequência resgate a verdadeira função da escola: tornar o aluno sujeito da aprendizagem. Sob esta visão, percebe-se que o aluno será aprendiz ativo e o professor não mais detentor do saber, mas orientador/parceiro despindo-se dos modelos pré-existentes e reconstruindo um novo capítulo, no qual convidará o aluno a refletir sobre o que lê e aprende.
Diante de tais considerações, a prática da análise do discurso passa a ter um novo significado, desprezando os conceitos previsíveis que limitam o entendimento interpretativo e que trazem para o cotidiano uma língua que estará sempre cumprindo padrões.
É necessário provocar o aluno para que ele busque não somente uma resposta para o que está escrito, mas uma relação do que está nas entrelinhas, pois assim, estará cumprindo o que de fato se intitula como sendo uma visão investigativa e inovadora.

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