quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

1ª TURMA DE ESPECIALISTAS EM PROEJA DO DF

A Especialização Lato Sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) exigiu muitas leituras, debates e discussões.
Foram dois anos de estudo, dedicação e muitas renúncias... Por isso, de muitos ficaram poucos!
Eram sábados especiais, nos quais encontrava os amigos, ria muito e, por vezes, ficava insatisfeita com as muitas mudanças.
Conheci muitas pessoas... De todos os tipos... Umas mais chegadas, outras nem tanto e as que sempre eram indiferentes e, talvez, este tenha sido o grande “barato”, pois aprendi a ser mais tolerante e conviver com a diversidade no mais amplo sentido.
Os formandos de 2011 representam a primeira turma de PROEJA no Distrito Federal, mas a missão não é se tornar elite, mas sim, abrir caminho para que outros estudos sejam sugeridos e que novos temas sejam propostos.
Fazer parte desta história me fez refletir sobre tantas coisas, inclusive acerca do que é, de fato, limitação, porque não foi fácil!
Fica minha homenagem aos colegas que foram bravos e ficaram até que todas as forças fossem esgotadas, para que ao final pudessem ser reconhecidos como VENCEDORES.
Parabéns, a TODOS nós: Precursores no DF de um universo chamado PROEJA.
Odelízia Oliveira

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

XII CANTO DA PRIMAVERA


Muito mais que um evento para músicos, o Canto da Primavera – Mostra de Música de Pirenópolis chega à sua 12ª edição renovado, como um ponto de encontro de quem faz e consome música, de quem quer entrar no meio e de quem já está lá e tem histórias pra contar.
Esse ano, o tema é “A música no coração do Brasil em conexão com o mundo”, reunindo artistas goianos, brasileiros e estrangeiros para tocar e falar sobre música em Pirenópolis.
Uma das novidades desse ano é a Fábrica do Som, parceria da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel) com o Unconvention Hub, de Manchester, Inglaterra.
Artistas goianos vão ter a oportunidade de gravar uma faixa de música com todo o aparato profissional, além de participar de debates com astros consagrados. Também participam da Fábrica o Fórum dos Músicos e o Circuito Fora do Eixo.
O público do Festival vai ver shows dos mais variados estilos, da música tradicional goiana e mineira, MPB, rock, tango, eletrônica, instrumental, brega, jovem guarda e samba. Além dos headliners Demônios da Garoa, Mutantes e Ney Matogrosso, o Canto traz Lirinha, ex-líder do Cordel do Fogo Encantando, divulgando seu novo disco solo “Lira”.
Também chegam a Goiás os hermanos do Violentango, uma das bandas argentinas mais expressivas do moderno tango, com elementos do rock progressivo dos anos 60 e 70. Lafayette e Os Tremendões vêm com os maiores sucessos da Jovem Guarda. Essas e outras atrações musicais, aliadas às diversas atividades do Festival, farão da edição 2011 uma das mais plurais do Canto da Primavera.